Sobre
Sobre a secretaria
A Secretaria de Saúde Indígena - SESAI é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria de Saúde Indígena conta com mais de 22 mil profissionais de saúde, sendo que destes, 52% são indígenas, e promove a atenção primária à saúde e ações de saneamento, de maneira participativa e diferenciada, respeitando as especificidades epidemiológicas e socioculturais destes povos.

A Secretaria de Saúde Indígena em números
Segundo os dados levantados no Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), a população indígena do Brasil chegou a marca de 1.693.535 indivíduos. De acordo com o painel da População Indígena, atualizado em março de 2025, a população indígena atendida pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), sob a gestão da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), alcançou o quantitativo de 762 mil pessoas.
O número de indígenas contemplados é reflexo das atividades desempenhadas nos âmbitos dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), unidades gestoras descentralizadas que desempenham um papel fundamental no planejamento, na coordenação e na execução das ações e serviços de saúde dentro de seus territórios de abrangência. Os distritos contam atualmente com uma estrutura capilarizada que inclui 377 Polos-Base, importantes centros de apoio administrativo e assistenciais, 1197 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), localizadas nas comunidades para a atenção primária e 77 Casas de Saúde Indígena (CASAI), que oferecem acolhimento e suporte para pacientes que necessitam de cuidados de maior complexidade e referência fora de suas aldeias.
- 22mil profissionais de saúde
- 762mil indígenas atendidos
- 5mil iniciativas relizadas